sábado, 12 de janeiro de 2013

Oscar 2013: Valente / ParaNorman


E o primeiro post após a divulgação dos Indicados ao Oscar 2013 traz duas animações que estão na disputa pela estatueta dourada: Valente e ParaNorman.


Qual a sua favorita?


Valente (Brave) [Estados Unidos]

Merida, a jovem protagonista de cabelos cor de fogo, ingressou há pouco tempo na adolescência e, portanto, é hora de arranjar um pretendente. No entanto, a jovem princesa detesta as normas de boas maneiras impostas às garotas: têm que ser sempre educadas, limpas, prendadas, não podem gargalhar, têm que usar roupas apertadas e penteados rebuscados... ou seja, têm que ser perfeitas. Tentando fugir de suas obrigações de princesa, ela procura uma velha bruxa para mudar seu destino e poder continuar sendo livre. O feitiço, claro, não sai como esperado, e Merida acaba gerando conflitos diplomáticos entre seu pai e os governantes dos outros 3 reinos que formavam a Escócia. Além disso, ela desperta uma antiga maldição, que coloca a vida de muitas pessoas em risco e que quase arruína sua família. Agora ela terá que usar toda a sua inteligência, habilidade com o arco e flecha e, quem diria, diplomacia, para resolver a confusão que criou.


O filme é um deleite para os olhos e para os ouvidos. As fantásticas paisagens são muito reais e a trilha sonora céltica a complementa perfeitamente. A primeira aventura da Pixar com uma garota como protagonista traz o clássico conflito entre pais e filhos na adolescência, a importância da família, os embates entre a vontade de mudar o mundo e o papel da tradição. Não é o melhor filme da Pixar para mim, mas valeu o ingresso.
[#vejamaismulheres]

************
ParaNorman (ParaNorman) [Estados Unidos]


Norman é um garoto de 11 anos considerado “estranho” por todos (inclusive seu pai) porque é diferente: não gosta de fazer o que outros garotos de sua idade fazem, prefere ficar em casa assistindo a antigos filmes de monstros com sua avó. Detalhe: sua avó está morta. Norman consegue ver e falar com os mortos e, obviamente, sua excentricidade acaba fazendo dele alvo fácil para os valentões do colégio, liderados por Alvin. O único que fica ao seu lado e parece não se importar com a zombaria é Neil, seu vizinho gordinho e com problemas intestinais. Um dia, o tio, que é a vergonha da família, procura Norman e lhe diz que ele precisa ir ao cemitério para ler um livro no túmulo da bruxa, morta séculos antes naquela cidade, pois a defunta está prestes a voltar do além para se vingar dos habitantes atuais. Mesmo contrariado e com medo, Norman vai cumprir a tarefa, mas o que descobre sobre a morte da bruxa é mais assustador que a própria feiticeira.


Lançado mais ou menos na mesma época que Frankenweenie, ParaNorman passou despercebido pelos cinemas brasileiros, o que é uma pena. A animação é bem feita e realmente assustadora (a luta entre Norman e a bruxa dá medo mesmo!), ficando mais próxima dos filmes de terror do que comédia. Aliás, as referências aos clássicos do terror são ótimas e a atmosfera de filme B ajuda a criar o clima. Além disso, a produção tem o mérito de abordar a questão da aceitação dos diferentes sem ser politicamente correta ou chata demais. Altamente recomendável, mas evite assistir com crianças muito pequenas porque elas podem se assustar.

P.S. Mais alguém achou o Norman a versão animada do Robert Pattinson?
**************

Valente e ParaNorman são indicados ao Oscar 2013 na categoria de Melhor Animação. Para ver os outros indicados que já passaram pelo blog, clique AQUI.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiquei com vontade de assistir esse filme desde que estreou. Essa princesa foge de todo o estereótipo dos contos de fada e deve ser engraçado.

P.S: Michelle, o e-mail que você se referia era o comentário sobre o livro "Cinco Minutos"? Porque só recebi esse. :)

Bjs ;)

Michelle disse...

Ana,
É uma aventura muito bonita. Um bom passatempo.

Hum... não. Era um e-mail sobre o círculo do livro. Vou te mandar DM no twitter.

O Neto do Herculano disse...

Frankenweenie.

Marli Carmen disse...

Oi, adorei a indicação!! Eba!
Bjs
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Vivi disse...

Estou baixando os 2 hoje. Em 2012 dei uma abandonada nas animações por um único motivo, as crianças no cinema me irritam com tanto barulho e chutes na poltrona, preciso parar de frescura e voltar a acompanhar kkkk.

Beijocas

Michelle disse...

Herculano,
Ainda não consegui ver Frankenweenie. Mas pretendo ver em breve.

Que bom que gostou, Marli!

Vivi,
Sabe que as crianças são o que menos me irritam no cinema? Acho marmanjo que não cala a boca e adolescente que fica toda hora usando celular muito pior...