sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Oscar 2013: Frankenweenie / Detona Ralph


Dando continuidade à Maratona Oscar 2013, hoje teremos mais 2 indicados na categoria Melhor Animação: Frankenweenie vs Detona Ralph.
Qual vocês preferem?

Frankenweenie (Frankenweenie, 2012)


Viktor é um garoto com veia cinematográfica que sempre usa seu cachorro, Sparky, como astro de suas produções. Um dia, seu amigo de quatro patas é atropelado e morre. O garoto fica desconsolado, mas uma aula de ciência lhe dá a brilhante ideia do que fazer para ressuscitar o cãozinho. A operação é bem-sucedida, mas o animal trazido do além volta um pouco diferente, o que causa problemas com os vizinhos. Além disso, o grande feito de Viktor desperta a inveja de seus colegas de classe, que tentavam ganhar o prêmio da Feira Anual de Ciências. E esse é só o começo das confusões de Viktor e seu cachorro.


“Frankenweenie” é baseado no curta de mesmo nome lançado em 1984 por Tim Burton. A ideia central do curta é ampliada no novo filme, agora em stop motion e utilizando avançados recursos de 3D (embora isso não seja esfregado na nossa cara o tempo todo). Foram introduzidos novos personagens, alguns deles bem divertidos, como o estranho Edgar e o bizarro Sr. Bigode, um gato que faz presságios quando sonha com alguém e faz um cocô na forma da inicial da pessoa. A competição de projetos para a Feira de Ciências adicionou mais um conflito à trama. No entanto, parece que falta algo nessa nova versão da história.


Eu tinha grandes expectativas para esse filme, mas elas não foram alcançadas. Talvez o fato de ter visto o curta original imediatamente antes tenha quebrado o encanto do longa. Para mim, o filme de 84 é perfeito e emocionante e, ao aumentar a duração e o número de personagens e histórias paralelas, o foco foi diluído e meu interesse na história se perdeu. Outra coisa que também pode ter afetado meu julgamento foi ter visto ParaNorman recentemente. Os dois filmes têm temática sombria e tramas de monstros, mas achei que ParaNorman se saiu melhor, tanto na abordagem de temas que geram reflexão quanto como filme de terror.


Enfim, "Frankenweenie" é um bom filme, mas decepcionante para quem esperava um filme excelente.

 *************
Detona Ralph (Wreck-it Ralph, 2012)


Detona Ralph é o vilão do jogo Conserta Felix Jr. Sua função é destruir os edifícios para que o mocinho da história, o tal do Conserta Felix Jr., conserte tudo com seu martelo mágico. Ralph cumpre seu papel com empenho, mas fica chateado porque, quando as luzes se apagam no fliperama, os outros personagens do jogo o ignoram e nunca o convidam para as festas. Na comemoração de 30 anos do jogo de que faz parte, Ralph é mais uma vez humilhado pelos demais personagens e, furioso, jura conseguir uma medalha para ser aceito. Para tanto, ele vai a outros jogos e, num deles, realmente consegue o tão sonhado prêmio. O problema é que, ao ganhar a medalha, ele sem querer liberta criaturas perigosas que podem danificar os outros jogos do fliperama e fazer com que o lugar seja fechado para sempre.


Uma das coisas mais bacanas do filme é essa interação entre os personagens quando acaba o “horário de serviço”. Assim que o fliperama é fechado, os personagens podem circular livremente pelo jogo, indo, inclusive para outros jogos, tudo por meio dos cabos de energia, que funcionam como uma espécie de linhas de trem. Outro ponto que chama a atenção é a presença de figurinhas conhecidas do pessoal que curte games, principalmente quando eles aparecem no grupo de apoio de vilões, como um dos fantasminhas de Pac-Man, Zangief e Mr. Bison (de Street Fighter), o dragão de Mario Bros, o Dr. Robotnik (de Sonic).


Eu não sou grande conhecedora de games (minha experiência se limita a jogos de Atari e Mega Drive, com pequenas incursões na modernidade, como no Guitar Hero e nos jogos de esportes do Wii). Mesmo assim, achei que o complexo mundo dos games foi bem elaborado, com personagens dos consoles mais antigos, jogos de tiro realistas e jogos mais físicos (como aquelas máquinas de dança), além, claro, do universo altamente açucarado do Corrida Doce, que foi especialmente criado para o filme e no qual Ralph vai parar enquanto tentar resolver a confusão que criou.


Aliás, é justamente quando a história se passa no Corrida Doce que o filme fica mais monótono. Embora Vanellope, a garotinha rejeitada do Corrida Doce, tenha um papel crucial na história e na transformação de Ralph, aquele monte de menininhas coloridas e saltitantes e as paisagens em cores berrantes cheias de balas e chocolates acabaram me cansando um pouco. Foi doçura demais para o meu gosto. Todavia, a coisa melhora novamente mais para o fim, quando Conserta Felix Jr. vai resgatar o amigo, levando junto com ele a durona Sargento Calhoun, uma dupla tão improvável quanto divertida.


“Detona Ralph” é absurdamente criativo e bem construído. Atrai o pessoal mais antigo por causa das referências a games clássicos e agrada à criançada com seu visual incrível e personagens carismáticos. Uma opção divertida e despretensiosa.
**************

Frankenweenie e Detona Ralph são indicados ao Oscar 2013 na categoria de Melhor Animação. Para ver os outros indicados que já passaram pelo blog, clique AQUI.


5 comentários:

Luciana Curvello disse...

Olá Michelle.
Ah, eu prefiro o Frankenweenie.
Bjos
Luciana
http://vergostarler.blogspot.com.br/

Claudia disse...

Olá minha amiga leitora!
Eu adorei Detona Ralph!
Levei as crianças, sem grandes pretensões e adoramos :)
Adorei seu blog.
Bjks mil

http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

Sarah disse...

Não me animei a ver Frankenweenie não só por ser uma extensão do curta, mas pelas trocentas mil semelhanças com Noiva Cadáver. Eu AMO Noiva Cadáver, pra mim um dos melhores em stop motion ever. Lá tb o personagem principal é Viktor, cujo cachorro Sparky morre. Em Noiva, o cachorro é coadjuvante e o foco é outro. Mas até o boneco do Viktor ficou praticamente igual nos 2 filmes.
Já Detona Ralph eu adorei. Tb achei cansativo o mundo da Corrida Doce e Bento deu uma leve desinteressada quando chegou nessa parte. Mas bem de leve mesmo. Logo o filme voltou ao ritmo e curtimos.
Em resumo, entre esses 2, fico com Detona!
bjos

Vivi disse...

Sério que Frankenweenie é decepcionante =( estava super animada com este filme..
Bem eu gostei de Detona Ralph mas como A Origem dos Guardiões não entrou e eu achei ele infinitamente melhor do que o Detona então fiquei com birrinha... rssss

Beijocas

Michelle disse...

Legal, Luciana!
Eu tinha certeza de que ia adorar o Frankenweenie, mas não rolou =(

Oi, Claudia!
Detona Ralph é bem isso mesmo... diversão descontraída.

Verdade, Sarah! Sabia que tinha mais alguma coisa me incomodando, mas não tinha identificado as semelhanças com Noiva Cadáver. Boa lembrança!

Vivi,
Pois é... O filme é bom, mas, como sempre, as expectativas altas demais tiveram um efeito ruim sobre a avaliação final. Ainda não vi A origem dos Guardiões. Vou deixar para depois da maratona do Oscar...hehe