quarta-feira, 18 de abril de 2012

Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil


Hoje se comemora o nascimento de um dos maiores ícones da literatura infantil nacional: Monteiro Lobato


Quem não conhece os personagens do "Sítio do Pica-Pau Amarelo"? Eu adorava as histórias do Sítio. Minha personagem favorita era a Emília, é claro. Adorava seu jeitinho mandão convincente e suas ideias malucas.

Lembro também que eu não perdia um episódio do Sítio na TV. Confirmando minha idade avançada, sou da época em que a Cuca era assustadora e estava mais para Zé Jacaré do que para Jessica Rabbit.

Da nova versão, acho que nunca vi um episódio inteiro. Já não tinha tanto tempo disponível. Mas acho bacana que as crianças até hoje tenham contato com esse universo encantador.

Aliás, hoje, dia 18 de abril, também é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não é coincidência. O dia foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela UNESCO no Brasil.

Para comemorar a data, alguns dos meus livros infantis favoritos:

Quais eram os prediletos de vocês?
***********
E só lembrando, hoje tem meu terceiro post lá no Equalize. É sobre o filme Tão Forte e Tão Perto.
Quem quiser ver os outros posts que publiquei por lá, tem link direto na coluna à direita.
Bjo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Monteiro Lobato é um dos melhores escritores da literatura brasileira.
Assisti as duas versões do Sítio na época. Que saudade! :D
Porém, eu gostava mais da antiga. ^^

Bjs ;)

Sarah disse...

Hoje Bento veio da escola com 2 bonequinhos de papel, um da Emília e outro do "Esconde" (Visconde, rs). Eu tb sou velhaca, lembro dessa Cuca tenebrosa!!
Eu adorava os livrinhos da Coleção Gato e Rato, aqueles que já mencionei no blog (Bento tem o Chuva).
bjos!

Sarah disse...

Ah, e a Coleção Disquinho... nostalgia total!!
bjos

Jacqueline Braga disse...

Adoro o sítio, não tive oportunidade de ler suas obras, mas adorava a série, fez parte da minha infância
bjs

Anônimo disse...

Assisti a versão antiga do Síto qdo passou de novo na Cultura, mas não gostei da versão nova... Não tinha qse nada da história original... :/

Eu gostava muito do Lobato tbm, mas depois que li uns artigos dele na faculdade, fiquei com uma certa raivinha... Primeiro fiquei pasmada, depois com revoltada, hahaha! Enfim!

Mas não dá pra negar que ele realmente criou um universo muito rico! :)

bjs!

Michelle disse...

Eu sei. A parte do envolvimento do Lobato com movimentos de eugenia não é bacana. A ideia inicial era fazer um post sobre o livro adulto de Lobato: "O Presidente Negro", mas seria meio pesado para a comemoração do dia do livro infantil e eu teria que reler partes do livro, o que não conseguiria fazer a tempo. Mas ainda quero fazer isso..

Anônimo disse...

Eu li muita coisa do Lobato em biblioteca ou emprestado, infelizmente lá em casa a gente tinha mais livros adultos. Minhas leituras de infância eram mais quadrinhos e alguns livros de que não lembro mais os nomes. Na cidade onde morei na infância não havia livrarias, tudo que comprávamos era em bancas de revista, inclusive livros. Acho que por isso até hoje gosto de infanto-juvenil, pra compensar, rs. Beijo!