terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Oscar 2013: Argo



1979. A população toma as ruas do Irã em uma revolução que exige que os Estados Unidos extraditem o antigo xá iraniano que se encontra no exterior para tratar um câncer. No momento mais crítico, a Embaixada Americana em Teerã é invadida e mais de 50 pessoas são feitas reféns. No meio do caos, 6 funcionários conseguem escapar e se escondem na casa no embaixador canadense. O agente da CIA, Tony Mendez (Ben Affleck), é enviado para o olho do furacão para pôr em ação um plano mirabolante e cheio de detalhes.



O filme começa mostrando em uma animação as relações políticas entre os Estados Unidos e Irã na década de 70. Logo fica claro que a situação atual é resultado das intervenções dos EUA no Irã que acabaram gerando muita pobreza e insatisfação da população.


Corta para a cena da invasão da embaixada. Correria e câmera trepidante que colocam o espectador no local da ação. Funcionários da embaixada destruindo documentos e programas. Gente sendo presa, agredida, morta. Os 6 indivíduos que conseguem fugir vão para a casa do embaixador do Canadá, onde vivem meses tensos, morrendo de medo de serem descobertos.
  

Enquanto isso, na sede da CIA nos Estados Unidos, as escassas opções de resgate são discutidas, e a que parecia mais improvável se mostra a única saída: criar um filme falso (a ficção científica “Argo”) e tudo o que envolvia sua realização para que os 6 funcionários escondidos na embaixada canadense pudessem ser retirados do Irã como se fossem parte da equipe de produção capitaneada por Tony.


Apesar de parecer fantasiosa, essa história é baseada em fatos reais e a operação “Argo” permaneceu anos nos arquivos confidenciais da CIA, sendo divulgada apenas em 1997, pelo então presidente Bill Clinton.


Um filme incrível, que mistura com maestria ação, ficção, fatos históricos, drama e momentos engraçados. Ponto para o Ben Affleck, que, além de atuar, também dirige o filme.

 
 **************

Indicado ao Oscar 2013 nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Trilha Sonora. Para ver os outros indicados que já passaram pelo blog, clique AQUI.

************
ATUALIZAÇÃO:
Vencedor do Oscar 2013 nas categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Edição.


Este post faz parte do Projeto Vencedores do Oscar, no qual assistirei e postarei comentários sobre todos os agraciados com o Oscar de Melhor Filme. Para ver a lista de filmes e a análise de outros títulos, CLIQUE AQUI ou no banner na barra lateral do blog.

3 comentários:

Tati disse...

Quero muito ver esse filme! Passou pelo cinema aqui mas na época eu estava atolada com provas, não consegui! Espero que volte ;)
Beijos
Tati

Vivi disse...

Eu AMEEEEEI este filme, caracas ele é muito bem feito, as montagens de imagens reais com as filmagens, caracas eu fiquei boba ao final dos créditos, muito massa, estou sinceramente na torcida para que ele leve a estatueta de melhor filme, ele tem muito a cara de filme de Oscar, fiquei muito feliz por ter ganhado o Globo de Ouro, merecido.

Beijocas e vamos que vamos com a nossa maratona =D.

Michelle disse...

Tati,
Eu tinha minhas dúvidas, mas Argo é realmente um ótimo filme. Se tiver a chance, veja!

Vivi,
Argo é o meu favorito até o momento. Preciso ver Lincoln para confirmar as apostas...hehe