quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rock and Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen

Segunda assisti ao sensacional "Rock and Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen". O documentário, originalmente dividido em partes, passou na íntegra na HBO Plus. Para quem não sabe, Bob Gruen é mundialmente conhecido por fotografar grandes artistas, shows e bastidores do mundo do rock. Com seu olhar apurado e sensibilidade marcante, ele registrou momentos históricos da música.

Algumas fotos clássicas:


O documentário mostra como ele ingressou nesse mundo, seu método de trabalho, seus ídolos. De acordo com vários entrevistados, Bob Gruen conseguiu eternizar momentos memoráveis sem ser invasivo, chato ou mandão. A naturalidade vista nas fotografias é real porque não eram poses ensaiadas e é algo que só se consegue quando se está totalmente à vontade na presença do fotógrafo.

No vídeo, além de diversas fotos, há entrevistas com Yoko Ono, Iggy Pop, Debbie Harry, Alice Cooper, Sean Lennon, Tommy Ramone, Billie Joe Armstrong do Green Day e muitos outros. Um dos pontos altos é quando Yoko Ono lembra da relação do fotógrafo com John Lennon, de quem ele era muito fã. Ver como o primeiro contato tímido que tiveram se transformou em amizade é muito bacana.

Bob Gruen fez uma exposição maravilhosa na FAAP aqui em São Paulo em 2007. Eu fui e posso afirmar que as fotos e os cenários montados eram incríveis. Inclusive, a exposição é mencionada no documentário e no site do Bob Gruen, onde também é possível ver outras fotos. Também dá para ver algumas fotos no hotsite da exposição da FAAP.

Dá para ver trechos do documentário AQUI e AQUI.
Quem quiser conferir na HBO, aqui está a lista com os horários de exibição.
Não percam!

Créditos:
Foto 1: Retirada do site Stupefaction
Foto 2: Sequência retirada do hotsite da FAAP
Foto 3: Retirada do site do Bob Gruen

2 comentários:

Nice disse...

noosssaaaa...preciso assistir...valeu pela dica, Michelle

Anônimo disse...

Aai, quero muito ver esse documentário inteiro, mas realmente, é impossível achar na net... ;_; Vou ter que esperar passar de novo na hbo.

bjs!