sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Frases Marcantes do Cinema

A Ana do Cinema & Literatura fez um post muito bacana sobre frases memoráveis de filmes com base na lista "AFI’s 100 Years... 100 MovieQuotes". Ela escolheu 10 frases de alguns de seus filmes favoritos para mostrar. Gostei tanto da ideia que resolvi escolher as 10 frases que mais grudaram na minha cabeça, e que constam na relação de 2005, publicada pelo American Film Institute.

E aqui estão elas:


1 - “I’ll be back”
(O Exterminador do Futuro, 1984)

Já disse aqui que sou fã incondicional do tio Arnold, né? Essa já foi muito proferida por mim e por vários fãs. Pensou em Schwarzenegger, pensou em Terminator e pensou em "I'll be back". Amo!

2 - “Hasta la vista, baby!”
(O Exterminador do Futuro 2, 1991)

O Exterminador do Futuro 2 é um dos filmes a que mais assisti na vida. Decorei vários diálogos. E tenho certeza que mesmo quem nem é tão fã assim já saiu dizendo “Hasta la vista, baby” por aí.

3 - “E.T. phone home”
(E.T., O Extra-Terrestre, 1982)

Conheço gente que tem medo do alienígena, mas como resistir àquela carinha de pidão quando tudo o que ele quer é voltar para casa? Fofo demais!

4 - “Yo, Adrian”
(Rocky, Um Lutador, 1976)

Não sei exatamente porque, mas sou louca por filmes de boxe. O filme é um clássico absoluto e a cena em que Rocky e Adrian se abraçam no ringue é antológica! “Adriaaaaaaaaaan.....”

5 - “You talkin’ to me?”
(Taxi Driver, 1976)

Uma das que me vêm à cabeça mais frequentemente e que cai muito bem em certas ocasiões. De Niro marrentinho encarando todo mundo é irresistível!

6 - “Bond. James Bond”
(007 Contra o Satânico Dr. No, 1962)

Quem nunca disse essa frase? Apareceu no primeiro filme da franquia e virou marca registrada do espião. Clássico!

7 - “I see dead people”.
(O Sexto Sentido, 1999)

Filme muito tenso com frase que acabou mais famosa que o próprio filme e ganhou várias versões.

8 - “My precious”
(O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, 2002)

Para mim, o equivalente ao “ET” dos anos 2000. Sméagol lançou a máxima de possessividade e desde então já vi muita gente gritando “My precious!” por aí (eu, inclusive).

9 - “Here’s Johnny!”
(O Iluminado, 1980)

Impossível ouvir ou apenas ler essa frase sem que a cara do lunático interpretado por Jack Nicholson surja em minha mente. Fiquei com essa imagem me assombrando por dias depois de ver o filme.

10 - “Keep your friends close, but your enemies closer”.
(O Poderoso Chefão – Parte II, 1974)

O Poderoso Chefão – Parte II consegue a proeza de ser tão bom quanto a primeira parte e, de quebra, Michael Corleone nos brinda com essa pérola da sabedoria mafiosa, digna de qualquer pára-choque de caminhão.

Poderia fazer uma lista de outras frases grudentas que não constam na lista do AFI, mas que sei de cor de tanto assistir aos filmes da Sessão da Tarde. Por exemplo: "Ding-dong, a moça do Avon!"; "Chulé cheiroso!"; e por aí vai...

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Michelle :)
Ain, sua lista ficou demais! A quote "Hasta la Vista, Baby" ficou marcado na história do cinema. Acho que todo mundo já repetiu algum dia. ^^

"My precious", apesar de recente, já virou clássico. Em todo lugar a gente encontra essa frase.

Eu conehço a última frase de "O Poderoso Chefão", mas nunca assisti. Vou ter que providenciar.

Ótimas escolhas!!

Bjs ;)

Anônimo disse...

Hahaha, que ótimo, adorei a seleção! As frases de Terminator realmente são épicas! *-* Adoro! Já vi um desenho do Bach com o olho do Terminator e a frase estilizada ("I'll be Bach!") Hahahaha, bobo, mas ri tanto na hora! XD

De Niro marrentinho e delicinha nesse filme, né? ALOK!

Eu escolheria várias de Poderoso Chefão também e a "EVERYOOOOOOONEEEE!!!" de Gary Oldman putinho em "Leon: The Professional"

bjs bjs!

Gabi Orlandin disse...

Não sou muito fissurada em cinema, tanto que assisti à maioria dos filmes, mas não me recordo muito bem deles, haha. Mas como esquecer o Sexto Sentido e do ET?
Adorei a ideia do post! Acho que vou adotar alguma coisa parecida com frases de livros lá no blog! \o/
Beijo!

Anônimo disse...

Engraçado como uma frase de um filme pode entrar no nosso vocabulário cotidiano, não?

Michelle disse...

Ana,
Que bom que você gostou, afinal a inspiração veio do seu post, né?

Raíssa,
Muito bem sacada a ideia do Bach! Ai...ai, De Niro jovem é realmente delicinha.

Gabi,
Boa! Eu já sou o contrário: leio vários livros, mas não sou de guardar frases. Já de filmes... ficam impregnadas para sempre na memória.

Júlia,
As frases entram no vocabulário sorrateiramente. Quando percebo, já me apropriei delas.

bjo