sábado, 15 de março de 2014

Links! Links! Links! #1

Oi, gente!

Estão gostando do especial Mês do Suspense? Como vocês devem ter reparado, escolhi a primeira semana para falar sobre produções nacionais. Temos ótimos representantes do gênero em terra brasuca, mas é impossível escrever detalhadamente sobre todos. Então, decidi fazer este post, para falar rapidinho sobre alguns escritores brasileiros de suspense (principalmente histórias policiais) e deixar links de resenhas de amigos sobre os autores citados, para quem quiser conhecer melhor. Vamos lá?


Um dos mais conhecidos é Rubem Fonseca, criador do advogado Mandrake, que já virou até série de TV, com o personagem-título interpretado por Marcos Palmeira. Quem falou sobre um dos livros da série foi a Denise, do blog ‘Cem Anos de Literatura’, uma grande fã do gênero policial. Veja a resenha dela AQUI.

Outro nome de destaque no cenário policial nacional é Luiz Alfredo Garcia-Roza, ‘pai’ do delegado Espinosa, que tenta manter a ordem nas ruas do Rio de Janeiro. A Julia, do blog ‘Livros e Outras Felicidades’, indica um livro da série nesse post AQUI.

Jô Soares já escreveu história tendo como personagem ninguém mais, ninguém menos que Sherlock Holmes (‘O Xangô de Baker Street’) e também criou a dupla formada pelo delegado Mello Pimenta e pelo detetive Machado Machado, que estrela o suspense 'Assassinatos na Academia Brasileira de Letras' (já falei desse livro AQUI).

Tony Bellotto também mostrou que, além de entender muito de música, conhece bem o universo policial. Seu investigador Bellini já viveu três aventuras e ganhou as telas. A Carla, do blog ‘Só Sobre Livros’, fala sobre as três histórias AQUI.

E como não lembrar de Ed Mort? O detetive atrapalhado que parodia histórias à la Sherlock saiu da mente de Luís Fernando Veríssimo em 1979 e já protagonizou 17 histórias, que viraram filme, peça de teatro e programa de TV. Uma verdadeira celebridade! A Carissa falou um pouquinho sobre o personagem em seu blog.

Um autor/roteirista que admiro é Marçal Aquino. O primeiro contato que tive com sua escrita foi na pré-adolescência, com 'A Turma de Rua Quinze', um dos livros da Coleção Vaga-Lume. Junto com Marcos Rey, era um dos meus escritores favoritos dessa série. Já adulta, passei a acompanhar seu trabalho no cinema e, no começo do mês, finalmente li 'O Invasor', o texto que deu origem ao filme. Falei dele AQUI. Quem também falou de livros do escritor foi a Lua Limaverde, que escreveu sobre ‘Famílias Terrivelmente Felizes’ e ‘Cabeça a Prêmio’. Vale a pena dar uma espiada no LINK.

E já que eu falei da Coleção Vaga-Lume, que, por sinal, tem ótimas histórias de suspense juvenis, deixo aqui o LINK de outro livro do gênero: ‘O Mistério da Casa Verde’, de Moacyr Scliar. A Bia, do blog ‘No Paraíso de Borges’, leu e recomenda!

Acho que já deu para mostrar que boas opções de suspense nacional não faltam, né?

Ainda querem mais?
Vou deixar mais alguns links de bônus ;)

- O Canto da Sereia (Nelson Motta) – [resenha da Renata, do blog ‘Só Sobre Livros’]
- O Clube dos Anjos - Gula (Luís Fernando Veríssimo) – [publiquei aqui no blog em 2011]
- Valsa Negra (Patricia Melo) – [suspense psicológico que resenhei no ano passado]

Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

Comentários, dicas, reclamações... já sabem. ;)

5 comentários:

Unknown disse...

Sou louca para ler os livros do Tony.
E quero ler O canto da sereia também.

Beijos,
Carissa

Unknown disse...

Eu estou adorando o mês do suspense, Michele! Vc me inspirou a retomar/adiantar um projeto que eu quero fazer este ano de leitura de romances policiais! ;)
Sou verdadeiramente apaixonada deste tipo de literatura e adorei a seleção dos brasileiros neste post. Acredita que nunca li nenhuma aventura do Ed Mort ;)
Beijos!

Tamara Costa disse...

Olá Michelle, ótimas indicações :) Muitos desses eu nem conhecia, alguns conhecia só de nome.

Abraços,
Tamara Costa
http://www.doseliteraria.com.br/

Anônimo disse...

Mi, obrigada por indicar meu post. Eu adooooro o Garcia-Roza e acho que temos que valorizar o bom da produção nacional!!

Michelle disse...

Carissa,
Eu também quero ler os livro do Tony! E queria ter assistido à minissérie...

Denise,
Projeto de romances policiais? Eba! Já fiquei interessada. E o Ed Mort é outra figurinha que ainda não conheci.

Tamara,
Que bom que gostou! Tem tanta coisa boa por aí e a gente nem sabe...

Julia,
Garcia-Roza está na minha lista de leitura já faz tempo. Preciso dar um jeito de ler logo!