quarta-feira, 26 de março de 2014

Links! Links! Links! #3

Oi, gente!

O especial Mês do Suspense está chegando ao fim. Eu me diverti muito com as leituras, ou melhor, tive boas experiências e fiquei bem tensa, principalmente com o livro sueco que escolhi. Aproveito então para deixar aqui links de vários autores e títulos escandinavos, que têm tudo para agradar quem curte um bom suspense.


O primeiro escritor sueco que li foi Stieg Larsson e sua sensacional Trilogia Millennium. Além de me apresentar à personagem feminina mais incrível de todos os tempos, o autor também me mostrou uma forma nova de escrita, um ritmo diferente de leitura, uma ambientação totalmente nova. Resultado: conquistou não só a mim, mas também a um grande público, e abriu as portas para seus conterrâneos.

Depois de Stieg, foi a vez de ser conquistada por outro Larsson: Åsa. Li ‘Aurora Boreal’, primeiro livro da autora sueca sobre uma série policial protagonizada pela advogada Rebecka Martinsson. Minha incursão mais recente pelas belas e assustadoras paisagens da Suécia se deu na semana passada, com ‘A Besta’, primeiro livro da dupla de escritores suecos Anders Roslund e Börge Hellström. O que posso dizer além de quero mais?

É longa a lista de escritores nórdicos que ainda não tive chance de ler, mas que morro de vontade de conhecer. A única coisa desanimadora é o cronograma de lançamento das traduções (se é que existe um). Em geral, lançam o primeiro livro e o mais recente, ou às vezes simplesmente botam no mercado algum volume intermediário. Juro que tento entender a lógica, mas não consigo. O consolo é que, na maioria das vezes, são histórias independentes, possíveis de serem lidas em qualquer ordem.

Começando pelos suecos, sou louca para ler algo do casal Lars Kepler (Alexander Ahndoril & Alexandra Coelho Ahndoril). Até agora, a dupla já lançou quatro livros, dos quais 2 foram traduzidos para o português. A Carla, do blog ‘Só Sobre Livros’, falou sobre ‘O Hipnotista’, o primeiro da série.

Outra sueca da minha lista é a Camilla Läckberg (ainda esta semana tem post sobre filme baseado em livro dela), que já tem vários livros publicados por aqui. Indico posts de duas obras dela: 'A Princesa de Gelo’ e ‘Gritos do Passado’, ambos resenhados pela Hannah, superfã dos escandinavos.

Um outro nome importante da literatura sueca é Henning Mankell, que teve impressionantes 11 livros traduzidos para o português. A Luara, do blog ‘Ao rés do chão’, falou sobre ‘Assassinos Sem Rosto’. Para quem não quer ficar sofrendo com lançamentos fora de ordem e sem previsão, indico o sueco Mons Kallentoft e sua série de títulos de estações do ano – é só clicar no link para ver uma resenha de ‘Verão’.

Saindo da Suécia, outro celeiro de escritores de suspense é a Noruega, que lançou nomes como Anne Holt, com 8 livros publicados – apenas os volumes 1 e 8 foram traduzidos para o português (veja a resenha de ‘1222’), Karin Fossum (link na matéria sobre a escritora no ‘Jornal do Brasil’) e Jo Nesbo, que tem publicado em português os volumes 3 ao 7 (confira a resenha de ‘Boneco de Neve’, o livro mais recente do autor).

Não posso esquecer dos islandeses, representados por Arnaldur Indridason, com livros publicados no Brasil pela Companhia das Letras (leia a resenha de ‘O Silêncio do Túmulo’), e Yrsa Siguroardóttir, autora cujo primeiro livro foi publicado por aqui pela Suma de Letras (veja a resenha de ‘O Último Ritual’). A Dinamarca marca presença com Lene KaaberbØl, autora da trilogia da mala - o primeiro volume da série, ‘O Menino da Mala já deu as caras em terras brasucas.

Por fim, mas não menos importante, David Hewson, autor britânico que levou para os livros a série policial dinamarquesa ‘Forbrydelsen’. O volume 1 de 'The Killing', o livro, foi lançado no Brasil em 2013. A série ganhou uma versão americana (já falei dela AQUI), que, até o momento, conta com três temporadas (a quarta e última está a caminho). E já que estou falando de séries nórdicas, vou indicar (de novo!) aquela que é a minha preferida: Broen/Bron/The Bridge (já falei das temporadas 1 e 2 aqui no blog).

Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

E vocês, têm algum autor/título escandinavo para indicar?
Beijo e até+!

3 comentários:

mm amarelo disse...

Michelle, seu texto vai virar texto de referência! Incrível sua pesquisa e mergulho nesse universo.
Não saberia dizer de onde ele é, mas gostei muito de "Deixa ela entrar", achei incrível aquela história, aqueles personagens e aquela narração. Ele é um dos meus livros top, que indicaria sem medo (embora com ressalvas, vc já leu?)

beijo grande,
Maira

Lígia disse...

Adorei as dicas! Dos nórdicos só conheço o Stieg Larsson e tenho muita vontade de conhecer outros. É raro eu ler suspense, mas sempre que leio me pergunto por que não leio com mais frequência.

Michelle disse...

Maira,
O Lindqvist é sueco. Ainda não li o livro, mas vi as duas adaptações para o cinema e adorei. Aliás, meu interesse pelos nórdicos começou com essa história. Só não coloquei aqui porque achei que se encaixava mais em 'terror' do que suspense, mas é uma ótima lembrança e indicação ;)

Lígia,
Eu gosto muito de suspenses e, desde que conheci os nórdicos, eles viraram meus favoritos. Se tiver chance, leia sim.