sexta-feira, 21 de março de 2014

Links! Links! Links! #2

Oi, gente!

Voltei para fazer mais uma edição da coluna Links! Links! Links!, desta vez com dicas de autores e títulos de várias partes do mundo, mas principalmente americanos e britânicos. Lembram que no post de introdução eu falei sobre os principais subgêneros do suspense? Então, selecionei alguns escritores mais famosos citados e também rostos novos do estilo.


Em se tratando de mestres do suspense, não podemos deixar de falar de Agatha Christie (a Petra, do blog, 'Na Próxima Página', fez uma resenha de 'Os Quatro Grandes'), Sir Arthur Conan Doyle (Lua Limaverde falou de histórias dos volumes 1, 2 e 6 da Edição Definitiva da Zahar, enquanto a escolha da Mel foi a primeira aventura de Holmes e Watson) e Maurice Leblanc, com as aventuras do ladrão Arsène Lupin (a Lígia, do ‘Randomicidades Aleatórias’, fez um post sobre uma das histórias do gatuno).

Representando o noir, uma história incrível do Dennis Lehane: ‘Sobre Meninos e Lobos’, que ganhou uma ótima adaptação para as telas e foi resenhada pela Tati, do blog ‘No País das Entrelinhas’. No ramo da espionagem, temos um clássico de John le Carré: 'O Espião que Sabia Demais', que também ganhou versão cinematográfica e foi resenhado pela Bruna, do 'Coolture News'.

Na seção de thrillers médicos, a Renata, do ‘Só Sobre livros’, resenhou ‘Vírus’, do pioneiro Robin Cook, e eu já tinha postado aqui duas representantes do time feminino desse subgrupo: Patricia Cornwell, com ‘Lavoura de Corpos’, e Tess Gerritsen, com o primeiro livro da série Rizzoli and Isles‘O Cirurgião’.

Aliás, as meninas do ‘Só Sobre Livros’ também indicam um thriller jurídico clássico do John Grisham: ‘O Dossiê Pelicano’, além do primeiro livro da série Dexter, um clássico da P.D. James e títulos do James Patterson, o queridinho do gênero policial atualmente.

E já que estamos falando de atualidades, Denise, do blog ‘Cem Anos de Literatura’, e Patricia, do ‘Alma do Meu Sonho’, escreveram sobre dois livros lançados pelo selo Vertigo: ‘Sete Dias em River Falls’, de Alexis Aubenque, e ‘Vestido de Noivo’, de Pierre Lemaitre, ambos franceses.

Ainda sobre escritores relativamente novos no gênero, mais dois destaques: Gillian Flynn e seu ‘Garota Exemplar’ (resenha da Eliana, do ‘Elas Leram’) e John Verdon e seu livro de estreia, ‘Eu Sei o que Você Está Pensando’ (resenha da Julia, do ‘Livros e Outras Felicidades’).

Para quem ainda não ficou satisfeito, aqui está uma breve lista com mais opções de suspense que já passaram pelo blog:

- Betibú (Claudia Piñeiro) [suspense argentino com crítica social]
- Ratos (Gordon Reece) [já indiquei várias vezes aqui e a Tati fez um vídeo ótimo sobre o livro]
- No Escuro (Elizabeth Haynes) [estreia da autora, um thriller psicológico muito angustiante]
- O Clube dos Suicidas (Robert Louis Stevenson) [o cara que antecipou o romance policial, além de ter criado pérolas como 'O Médico e o Monstro']
- Do Outro Lado (Natsuo Kirino) [outro que não me canso de indicar]
- O Jantar (Herman Koch) [uma mistura de drama e suspense surpreendente]

**********************
Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

2 comentários:

Tati disse...

Yeyyy, adorei as dicas Michelle!! Gosto muito desse gênero e tenho sentido falta, quero ler mais!
Obrigada por falar do meu post e do vídeo :D
Beijo enorme!

Angélica Roz disse...

Oi Michelle!

Adorei o post! A escolha dos autores foi fantástica!! :D
Preciso muitooo ler Sobre Meninos e Lobos!
Já, Garota Exemplar, eu detestei... O.o

Beijos!!