segunda-feira, 17 de março de 2014

TAG dos Livros Não Lidos

Oi, gente!

Hoje vou dar uma pausa nas postagens do especial Mês do Suspense para responder a TAG dos Livros Não Lidos, criada pela Renata do blog 'Só Sobre Livros', com a colaboração da Michelle, do 'In a handful of dust' e do Michel, do vlog 'Não Sou Crítico Literário'. A inspiração veio desse vlog, onde vimos a TAG pela primeira vez, e também desse outro. A ideia é dar uma vasculhada na estante para descobrir o que está parado lá há mais tempo, o motivo dos livros empacados e o que fazer para mudar essa situação. As perguntas e minhas respostas estão depois da quebra ;)



1) Quantos livros não lidos você possui aproximadamente?
Usei meus registros do Skoob, já que é muito complicado ficar subindo na escada para contar os livros na estante. Segundo o site, tenho 448 livros não lidos (momento de desespero MODE ON).

2) Quantos livros que estão na sua estante você JÁ LEU?
Como eu troco 90% dos livros que já li, tenho bem pouca coisa lida na estante: 78. Isso porque contei também os 15 que estão emprestados (e que serão trocados ou novamente emprestados quando voltarem para casa).

3) Você compra mais livros do que lê?
Preciso mesmo responder? Hahahaha

4) Por que você acha que ainda não leu os seus livros não lidos?
Porque a velocidade de compras e trocas é muito superior à velocidade de leitura. O fato de eu não conseguir ler por mais de 1 hora -1 hora e meia por dia também prejudica.

5) Você participa ou já participou de um book buying ban? (Quando você decide que não vai mais comprar livros por um certo período de tempo).
Estou nessas no momento. Reduzi as compras do ano apenas aos quadrinhos (que são horríveis de ler no Kindle) e a livros que não pretendo trocar (edições especiais, não-literatura [livros de culinária, livros técnicos], livros de coleção [ex.: Stephen King]). Tem dado certo.

6) Você já fez algum TBR ou Book Jar para esses livros não lidos e deu certo?
Não. Geralmente escolho os livros de acordo com os desafios de que participo.

7) Qual livro empacado há mais tempo na estante?
Na verdade, são livroS, no plural. Os da Coleção Biblioteca Folha estão na estante desde 2003, e os da Coleção Stephen King me aguardam desde 2004. Mas são vários livros, né? Estou lendo aos poucos. Um dia termino de ler todos.

8) Qual livro você olha na sua pilha e não entende porque comprou?
Viciada em Feng Shui. Chick lit não é a minha praia, mas lembro que estava rolando um livro viajante dessa história e li um monte de comentários animadores sobre o livro. Um dia, num desses meus passeios pelos sebos, achei o livro baratinho e trouxe para casa. Provavelmente não lerei nunca. Vai acabar entrando na pilha de trocas.

9) O que faz você pular um livro da meta de leitura e partir para outro que estava na fila de espera?
Isso é raro de acontecer, mas substituo livros da lista de leitura se eles forem grandes e eu perceber que não vou conseguir terminar a leitura no prazo (geralmente são livros dos desafios). Fora isso, só troco de livro se for super-ultra-mega-power-chato.

10) Cite 5 livros que estão empacados e você pretende ler em breve.
Ai, ai... o primeiro que está empacado há um bom tempo e que tinha separado para ler este ano eu já deixei para trás: Anna Karenina (não dava tempo de ler no respectivo mês do desafio). Tirando esse (que é um karma na minha vida literária), pretendo ler em breve:
1. O Andar do Bêbado (já faz uns 3-4 anos que pedi numa troca e até agora nada...)
2. O Nome da Rosa (Biblioteca Folha – estou lendo os livros dessa coleção, viram?)
3. 1984 (o livro não é meu, mas está na estante e é um clássico)
4. Fahrenheit 451 (mesmo motivo do livro acima)
5. O Chamado de Cthulhu (mais um que não é meu, mas está na estante e quero ler).

*Repararam porque meu número de livros não lidos não diminui nunca? Dos 5 que escolhi desempacar, 3 não são meus, ou seja, não fazem parte da minha contagem... hahaha.

E na sua casa, que livros estão criando teia?
Beijo!

6 comentários:

Maura C. Parvatis disse...

Mi,
acho que meu número de 'não lidos' não diminui NUNCA porque leio mais no Kindle e pego muitos livros da biblioteca, ou seja, os livros que tenho eu deixo pra depois... :~
Adorei essa versão da tag, vi a versão da Aione e achei bem legal e até esbocei uma resposta, mas deixei pra depois... Hoje que estou 'de folga dos estudos para não enlouquecer' vou responder essa ou pelo menos, começar e depois postá-la :)
448 não lidos! Nossa! Fiquei um pouco melhor ao ver que eu não tenho tantos livros 'não lidos' assim... HAHA, brinks! Sabe o que me angustia é abrir a pasta do Kindle e ver TANTOS OUTROS LIVROS que quero muito ler e não sei quando farei isso, aí somo com os livros físicos e bate um desespero T.T

Beijos!

Renata Lima disse...

Mi, pelamordedeus, 448??? E eu me sentindo supermal com meus cento e pouco! KKKKKKKKKKK

Não sei quando sai a TAG do nosso canal, mas assim que sair eu coloco o link pra cá.

Adorei!!!
Bjs

Livros Incríveis disse...

Nossa, adorei essa TAG, vou fazer! Só não sei se no mês ou no VEDA :)
e adorei tuas respostas tb, só não comento mais porque senão perderá a graça para a TAG! Beijos

livroseoutrasfelicidades disse...

Tenho uns 30 livros me esperando... Cadê o tempo, Mi??

Michelle disse...

Maura,
Nem considerei os do Kindle (preciso de muitas encarnações para dar conta...rs)

Renata,
Me dá tristeza ver tudo isso e não conseguir ler mais. Preciso de dias mais longos (ou ganhar na loteria).

Quel,
Faça sim! Adoro xeretar respostas alheias!

Julia,
Exato! Cadê tempo?

Renata Lima disse...

Os do Kindle eu nem conto. Tenho vergonha! kkkkkkkkkk