quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Livro vs Série: Nove Desconhecidos / Nine Perfect Strangers

LIVRO: 

Nove desconhecidos se encontram no Tranquillum House, um spa de alto padrão que tem uma clientela escolhida a dedo. A intenção de todos eles era descansar um pouco e reorganizar as ideias e, se no processo perdessem alguns quilinhos, melhor. Ou pelo menos é esse que eles pensam que seja seu propósito ali. Em maior ou menor grau, todos estão passando por um momento difícil, e o retiro é o último recurso que eles têm para botar suas vidas nos trilhos outra vez.

Essa seria minha última leitura de 2021, mas me enrolei e só terminei dias atrás. O livro vai apresentando os personagens e seus dramas bem devagar. Isso faz sentido, já que boa parte do tempo que passam no spa os hóspedes não conversam uns com os outros, pois o “silêncio nobre” é um dos pilares do programa oferecido. Cada um dentro da própria mente é obrigado a encarar seus problemas. A ação em grupo tem início, de fato, depois da metade do livro, quando também começa a degringolar o tratamento experimental que Masha, a dona do lugar, estava usando com os clientes – sem o conhecimento deles.

E esse é um dos temas abordados na história: os fins justificam os meios? Embora o protocolo desenvolvido por Masha até tenha dado bons resultados, também feriu o direito de informação dos participantes e colocou a vida deles em risco. Outros assuntos que a autora explora superficialmente são: invisibilidade da meia-idade e obsessão com o corpo (principalmente entre mulheres), vício em redes sociais, luto e culpa, incomunicabilidade no casamento.

No geral, achei razoável. E confesso que, se não soubesse que tinha virado série e não tivesse lido outro título da autora, jamais prestaria atenção nesse, com essa capa medonha.

“Masha já amava todos eles. A autocrítica e o desprezo por si mesmos, as mentiras evidentes, as piadas defensivas para esconder a dor enquanto rachavam e desabavam diante dela. Eles seriam dela pelos próximos dez dias, ela os educaria e acolheria, os moldaria do jeito que podiam ser, que deveriam ser”.

Nota: 3/5

**********

SÉRIE:

Decidi ler o livro quando soube da série e vi Nicole Kidman e Melissa McCarthy no elenco. Assistindo, descobri que Michael Shannon também fazia parte do programa, o que me deixou mais animada.

A série é bastante diferente do livro. A primeira alteração óbvia e totalmente necessária é que não existe o “silêncio nobre”. Há muito mais interação e, com isso, as angústias pessoais perdem espaço para os conflitos entre as pessoas. É outra abordagem, mas funciona. A parte psicodélica da história também é ampliada.

A mudança mais significativa é que, na TV, a história ganha ares de suspense. Masha passa a ser mais manipuladora, e seu lado de ex-executiva de multinacional com metas a serem atingidas a qualquer custo grita na tela. Além disso, ela bota um objetivo pessoal em jogo, complicando ainda mais a equação. Todos esses elementos ajudam a criar a tensão.


O que me desagradou na série foi um dos hóspedes já ter tido uma ligação com Masha e estar no spa com segundas intenções (e o fato de todo esse passado entre os dois personagens ser meio forçado e bobo). Para mim, a psicodelia também durou mais que o necessário.

Por outro lado, Lars, que era advogado no livro e é jornalista na série, foi uma alteração interessante, que ajudou a sustentar a tensão e corroborou o faro de Masha para os negócios.

Mas, assim como aconteceu com o livro, achei o resultado mediano.

Nota: 3/5

Nenhum comentário: