quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Desafio 7 Clássicos em 2012: Macbeth (William Shakespeare)


Macbeth e Banquo são generais recebidos com honras após vencerem uma batalha em nome do Rei da Escócia. Um dia, andando em campo aberto, eles encontram três bruxas, que vaticinam que Macbeth será rei e Banquo será pai de reis. Após esse encontro com as feiticeiras, Macbeth fica obcecado por tornar real a profecia e, contando com estímulo de sua esposa, arma um plano para tomar o trono, dando início a um banho de sangue.

Macbeth faz parte das “7 grandes tragédias” de Shakespeare, juntamente com Júlio César, Hamlet, Otelo, Antônio e Cleópatra, Rei Lear e Coriolano. Como nessas outras obras, traições, intrigas e crimes imperam e a razão é sobrepujada pela ambição e pela ganância. O que importa é mostrar como pessoas comuns, que possuem qualidades e defeitos, agem ao se depararem com oportunidades de fazer o mal e como lidam com as influências.

No caso de Macbeth, as bruxas lançam essa ideia do reinado e Lady Macbeth incita o marido, mas, no fundo, apenas o próprio Macbeth pode ser responsabilizado por suas ações horrendas. Por fim, o peso do remorso se transforma em fantasmas, que passam a assombrar o pobre Macbeth.

Uma ótima escolha para encerrar em grande estilo o Desafio 7 Clássicos em 2012!

“Só o mal pode fazer o mal crescer” – Macbeth

**********************


Este post faz parte do Desafio 7 Clássicos em 2012. Para ver minha lista de leitura, clique AQUI. Para conhecer as regras, ler resenhas de outros participantes e participar do Desafio, clique no respectivo banner à direita. 


Nenhum comentário: