segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva Literária 2012

E 2012 chega ao fim. Este foi um ótimo ano para a leitura. Atingi a impressionante marca (pelo menos para mim) de 55 livros lidos. Participei e completei 2 desafios literários. Fiz novas amizades por causa dos livros. Resumindo... foi muito bom. Segue abaixo a lista dos títulos que merecem destaque:


- O terror que me deixou sem dormir: A estrada da noite. Não me deixou sem dormir, mas foi o livro de terror mais interessante que li em 2012.

- O suspense mais eletrizante: Do Outro Lado. A trama das quatro amigas serial killers é sensacional!

- A saga que me conquistou: Jogos Vorazes. Não sou muito fã de sagas, mas essa é muito boa (pelo menos o 1º livro).

- O clássico que me marcou: Admirável Mundo Novo. Até agora me pergunto por que não li antes.

- O livro que me fez rir: O Complexo de Di. Me diverti muito com as trapalhadas de Muo, o "primeiro psicanalista chinês" em busca de uma virgem a ser usada como pagamento da fiança da amada.

- O livro que me fez chorar: Quarto. Não que eu tenha, de fato, derramado lágrimas ao ler, mas me deixou extremamente angustiada.

- O livro que me decepcionou: Os 13 Porquês. Esperava uma história de suspense e vingança e, no fim, a história se resumia a uma garota listando os motivos que a levaram ao suicídio. Talvez o problema tenha sido as expectativas erradas que criei a partir da sinopse, mas mesmo assim algumas atitudes da protagonista me pareceram totalmente sem sentido, o que me irritou profundamente.

- O livro que me surpreendeu: Selvagens. Decidi ler por causa do filme e não esperava nada. Uma ótima descoberta, bem melhor que a adaptação para a telona.

- O melhor livro nacional: Cordilheira. Li apenas 6 livros nacionais, nenhum deles lançado em 2012. Escolhi "Cordilheira" porque queria conhecer a escrita do Daniel Galera há tempos e este ano finalmente consegui.

- O melhor livro que li em 2012: A Elegância do Ouriço. Empatado com “Quarto”, “Selvagens” e “Admirável Mundo Novo”. OK, estou trapaceando, mas não consigo escolher só 1.

- Em 2012, li 55 livros.

- A minha meta literária para 2013 é: 24 livros. Não é exatamente uma meta, mas ficarei feliz se conseguir ler, em média, 2 livros por mês.

Que venha 2013! 

Para ver a lista dos blogs participantes da Retrospectiva Literária 2012, clique AQUI.

5 comentários:

Michelle Borges disse...

Oi Michelle,

Tudo bem? Obrigada pela visita lá no blog. Fiquei feliz em saber que, além de termos o mesmo nome, também gostamos de Zafón :)

"O Jogo do Anjo" é um ótimo livro dele, e recomendo, por fazer parte da série (?) do Cemitério dos Livros Esquecidos :)

Também me surpreendi muito com Jogos Vorazes. E você me fez lembrar que ainda não li Admirável Mundo Novo...e olha que estou enrolando faz uns três anos:/

Espero que em 2013 você consiga atingir a sua meta :)

Beijos e feliz ano novo!

Michas
http://michasborges.blogspot.com

Angélica Roz disse...

Oi Michele!

Nem me fala... faz tempo que estou para ler Admirável Mundo Novo e sempre vou deixando para depois!

A Elegância do Ouriço é tudo de bom! Também entrou para a lista dos melhores livros que li em 2012! :D
Chorei muitoo no fim!! Hehe!

Obrigada por ter participado da Retrospectiva! :)
Um feliz Ano Novo para você e sua família!

Beijos! E até o ano que vem! :p

Taty disse...

Olá legal suas respostas, quero muito ler jogos vorazes e usei o mesmo método pra estabelecer a meta do ano que vem pra mim dois por mês esta de bom tamanho hehe

bjos

Sarah disse...

55 Mi! Minha ídola! :P
Queria fazer a retrospectiva, mas perdi a data rs... e tb não li livros de todas as categorias. Adorei ler a sua. A Elegância do Ouriço já estava na minha lista, agora foi pro top do wishlist!
bjos

Michelle disse...

Michas,
O Jogo do Anjo é o próximo do Zafón que vou ler. Só não sei quando...
Ah, leia Admirável Mundo Novo sim! Eu também enrolei anos, mas se soubesse que era tão bom, teria lido antes.

Você também, viu Angélica? Dê uma chance a esse clássico!

Sarah,
Hahaha... eu também não li de todas as categorias, então só respondi as perguntas relevantes. E A Elegância do Ouriço é sensacional! Pode subir na lista de leitura.