segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2012: Sonetos do Amor Obscuro e Divã do Tamarit (Federico García Lorca)


“Há poemas-filme, poemas-manifesto, poemas-jogo, poemas-cérebro, poemas-biografia, poemas-música, poemas-pintura, poemas-geladeira, poemas-lista-telefônica, poemas-analgésico, poemas-digestivo, poemas-almofada, poemas-sex-shop, poemas-obituário, poemas-etc. Federico García Lorca (1998-1936) escreveu poemas-poema. Seu lirismo não pede desculpas por ser o que é”.
(sinopse da contracapa por Fabrício Corsaletti).

E pronto! Por fim tenho que encarar o único tema do ano que é realmente desafiante para mim: Poesia. Nem mesmo o mês da Viagem no Tempo, com histórias de ficção científica, foi páreo para as dificuldades que enfrento agora. Não sei se é apenas falta de hábito ou se é incompatibilidade mesmo, o fato é que não gosto de poesia. Talvez sejam as paixões inflamadas com as quais não me identifico, talvez seja só estranhamento da forma. Enfim... vou tentar falar o que achei do livro.

Os poemas de García Lorca são, como o próprio título diz, sonetos que apresentam o tema clássico do amor. Acho que esse tipo de literatura deve ser um dos mais difíceis de produzir e, pelo pouco que conheço do estilo, acredito que o trabalho de Lorca seja muito bom. Falando com sinceridade (fãs de Lorca e de poesia, não me ataquem pedras!), o que eu mais gostei no livro foi poder comparar o texto original em espanhol com sua tradução para o português, além da apresentação do tradutor. Posso imaginar perfeitamente a dificuldade de se traduzir textos abstratos, tentando manter o ritmo e a sonoridade em línguas distintas. Com as agruras do tradutor, consegui criar um vínculo imediato.

Mas para não dizer que só reclamei, separei um dos poemas de que mais gostei:

Casida II
DO PRANTO

Fechei a minha sacada
porque não quero ouvir o pranto,
mas por detrás dos muros grises
não se ouve outra coisa que o pranto.

Há pouquíssimos anjos que cantem,
há pouquíssimos cães que ladrem,
mil violinos cabem na palma da minha mão.

Mas o pranto é um cão imenso,
o pranto é um anjo imenso,
o pranto é um violino imenso,
as lágrimas amordaçam o vento,
e não se ouve outra coisa que o pranto.

E por enquanto é isso. O próximo poeta que encararei: Neruda. Aguardem.

*********

Este post faz parte do Desafio Literário 2012 - Tema de Dezembro: PoesiaPara ver minha lista de livros selecionados e outras resenhas já postadas, CLIQUE AQUI. 

Nenhum comentário: