sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vencedores do Oscar: A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in 80 Days)


Phileas Fogg (David Niven) é um milionário inglês excêntrico que é maníaco por pontualidade e exatidão milimétrica e que participa de um clube de cavalheiros. Um de seus passatempos favoritos é desafiar os outros membros do clube em apostas que parecem impossíveis de ganhar. A mais ambiciosa delas foi de que conseguiria dar a volta ao mundo e retornar ao clube em exatos 80 dias, feito considerado extraordinário para os idos de 1872. Para tanto, ele contrata o mulherengo e leal Passepartout (Cantinflas) como acompanhante de viagem e, juntos, embarcam em uma aventura incrível ao redor da Terra.


Inspirado na obra de mesmo nome de Júlio Verne, “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é um filme muito ousado para a época (1956), que exigiu inúmeras viagens ao redor do mundo para captar as magníficas imagens mostradas na tela. Fogg e Passepartout completam o percurso usando um balão, navio, trem e até elefante! Ao todo, 13 países foram visitados e, até aquele momento, a produção detinha o título de maior número de figurantes usados em um filme. Além das dificuldades de logística, o produtor Michael Todd enfrentou problemas técnicos para apresentar o filme da forma que queria e, para solucioná-los teve que criar sua própria tecnologia: a "Todd-AO", que revolucionou as salas de cinema ao usar apenas 1 projetor para exibir o filme, em vez dos 3 que eram necessários até então.


Outro feito importante do filme foi cunhar o termo “cameo” (ou “camafeu” em português) para designar a aparição de algum famoso em uma breve participação especial. “A Volta ao Mundo...” é uma produção que conta com a participação de astros do calibre de Marlene Dietrich, Frank Sinatra e Buster Keaton. E por falar em astros, temos o próprio Cantinflas, uma escolha arriscada do produtor, já que o ator era uma estrela de primeira grandeza no México, mas desconhecido em outras partes do mundo. Para mim, ele é a alma do filme. Seu bigodinho estiloso é o máximo e seu jeito meio atrapalhado me lembrou o Carlitos, com toda a inocência dos que têm bom coração.


Achei o filme bom, mas desnecessariamente longo. Talvez a vontade de ser fiel ao livro tenha interferido nas escolhas do diretor. As longas tomadas das paisagens, embora belíssimas, acabam afetando o ritmo do filme, que, em muitos momentos, parece deixar o roteiro de lado só para embelezar um pouco mais a tela com cenários impressionantes. Enfim... tem seus méritos, mas seria ótimo se tivesse deixado alguns minutos na sala de edição.

"Quem vive com pressa, perde o melhor da vida". - Passepartout

******************
“A Volta ao Mundo em 80 Dias” levou cinco estatuetas do Oscar 1957 para casa: Melhor FilmeMelhor Fotografia em CoresMelhor Roteiro AdaptadoMelhor Edição e Melhor Música.


Este post faz parte do Projeto Vencedores do Oscar, no qual assistirei e postarei comentários sobre todos os agraciados com o Oscar de Melhor Filme. Para ver a lista de filmes e a análise de outros títulos, CLIQUE AQUI ou no banner na barra lateral do blog.

Nenhum comentário: