quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2013: Lista de Leitura


E eis que o Desafio Literário 2012 está chegando ao fim. Foi um ano de leituras de temas interessantes e minha primeira participação nesse tipo de iniciativa. Tinha dúvidas se conseguiria cumprir as metas, mas só precisei de planejamento e empenho e tudo correu bem. Para 2013, tinha preparado uma lista de temas com base nos livros que já tenho na estante e, mesmo tendo adorado a brincadeira, não tinha a intenção de me inscrever na edição do ano que vem do desafio. No entanto, os temas do Desafio Literário 2013 foram publicados semana passada e eu fui lá só para dar uma espiadinha... mas quem disse que consegui resistir?



As REGRAS, os TEMAS e as SUGESTÕES de LEITURA estão lá no site do Desafio. Para ver é só clicar nos respectivos termos ou ir diretamente ao SITE e procurar por lá. Para quem quiser dar sugestões e conversar sobre o desafio, entre lá no respectivo tópico no Skoob

Ainda com o intuito de fazer minha fila de livros andar, dei uma vasculhada na estante e separei os títulos que já tenho para cada tema. Para alguns meses, tenho várias opções; para outros, não tenho nada. Os que não tenho, vou tentar arranjar com amigos e em trocas, deixando para comprar em último caso. Entre as opções que tenho, escolherei quando chegar a hora, podendo ler todas ou apenas uma, já que as exigências mínimas para participar da gincana são ler pelo menos 1 título de cada tema por mês e fazer as respectivas resenhas. Ah... releituras não valem, OK?

Minha lista (que será atualizada constantemente):

JANEIRO – Tema Livre (decidi que o meu será Biografias Musicais)
- 50 Anos a Mil (Lobão/Cláudio Tognolli)
- This is a Call: A Vida e a Música de Dave Grohl (Paul Branningan)
FEVEREIRO – Livros que Nos Façam Rir
- Catsitters (James Wolcott)

MARÇO – Animais Protagonistas
- A Odisseia de Homero (Gwen Cooper)

ABRIL – Uma ou Mais das Quatro Estações no Título
- Um Certo Verão na Sicília (Marlena de Blasi)
- Morte em Pleno Verão (Yukio Mishima)
- Travessia de Verão (Truman Capote) OK

MAIO – Livros Citados em Filmes
- Anna Karenina (Liev Tolstói) (citado em Mensagem para Você)
- Persuasão (Jane Austen) (citado em A Casa do Lago)
- Paris é uma Festa (Ernest Hemingway) (citado em Cidade dos Anjos)
- O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez) (citado em Escrito nas Estrelas)
- Uma Ilha de Paz (John Knowles) (citado em Sideways - Entre Umas e Outras) OK

JUNHO – Romance Psicológico
- Precisamos Falar Sobre o Kevin (Lionel Shriver)
- Os Ratos (Dyonelio Machado)
- O Cemitério (Stephen King) OK

JULHO – Cor ou Cores no Título
- Os Olhos Amarelos dos Crocodilos (Katherine Pancol)
- O Homem dos Círculos Azuis (Fred Vargas)
- Tomates Verdes Fritos (Fannie Flagg)

AGOSTO – Vingança
- A Maldição do Cigano (Stephen King)

SETEMBRO – Autores Portugueses Contemporâneos
- Memória de Elefante (Antonio Lobo Antunes)
- No Teu Deserto (Miguel Sousa Tavares)
- Fazes-me Falta (Inês Pedrosa)
* Algum do Saramago (são tantos!)

OUTUBRO – Histórias de Superação
- Julie e Julia (Julie Powell)
- A Resposta (Kathryn Stockett)
- Fuga do Campo 14 (Blaine Harden) OK

NOVEMBRO – Livros Banidos
- A Casa dos Espíritos (Isabel Allende)
- O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago)
- Trópico de Câncer (Henry Miller)

DEZEMBRO – Natal

Gostaram? Então participem!

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Michelle :) Bateu uma enorme vontade de participar do desafio literário. Os temas estão muito convidativos. Porém, não consigo seguir uma lista. :/
Vou aguardar suas resenhas aqui.

Alguns dos livros citados por você eu tenho vontade de ler e vou procurar na biblioteca.

A Casa dos Espíritos eu já li, mas ainda não decidi se vai ter resenha, pois escrevi um rascunho com muitos spoilers.

Bjs ;)

Anônimo disse...

Eu ainda estou pensando se vou participar... Foi bem divertido este ano, mas não tenho certeza se ano que vem dou conta, já que minha lista de livros para ler está gigante!

Ana Carolina disse...

Ah, você tinha ido lá no meu blog e comentado a minha lista, agora vi a sua e gostei! rs Algumas coisas em comum, outras não, livros que já li (Carrie a Estranha é o único livro do Stephen King que já li e é muito bom), outros que planejamos ler em comum... Vou voltar aqui pra dar uma olhada nas resenhas depois! rs Boa sorte pra gente!

Michelle disse...

Oi, Ana!
Eu prefiro seguir listas, pois fico perdida sem ter uma programação.
Eu só vi o filme de "A casa dos espíritos" e estava a fim de ler a história há tempos. Foi a oportunidade perfeita!

Júlia,
Eu nem ia participar. Tinha feito uma lista com meus próprios temas, mas depois percebi que já tenho todos os livros em casa (exceto o de estações do ano), então vou conseguir diminuir a pilha de leitura que qualquer forma.

Ana Carolina,
Eu já li outros do King, mas tenho muitos ainda para ler. Já passou da hora de dar uma chance a esse clássico, né? Boa sorte para a gente então!

Anônimo disse...

Oi! Passei pra conhecerseu blog e ver sua lista para 2013! Gostei e tb vou participar! Abraço!
http://caixinhadadea.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi Michelle,
bom saber que você participou esse ano e gostou!
Gostei da sua lista; legal que vamos ler alguns juntas! ; )
Ah, A Casa dos Espíritos é muito bom, ótima escolha.
Beijos!

Tati disse...

Oi Michelle!
Obrigada pelo comentário! Fiquei empolgada para participar justamente porque a maioria dos temas eu já tinha os livros, vai ser uma "desculpa" para ler e escrever a respeito. Sua lista está ótima também. Já li a biografia do Lobão e é excelente!! Muito engraçada, o jeito que ele conta, parece que você está ouvindo ele falando do seu lado. Adoro Lobão! Precisamos falar sobre Kevin também é ótimo! E vamos ler alguns em comum em setembro, acho que ambas temos a coleção da folha de literatura ibero-americana né? kkk
Beijo enorme
Tati

Anônimo disse...

Meu Deeeus, já começou o do ano que vem, FOR REAL?!

Puxa, nem sei se vou participar, sou desorganizada demais, tentei no ano passado, e acabei abandonando tudo! XD

Gostei da lista, Mi!

bjs bjs!

Vivi disse...

Mi, como faço para receber seus posts por e-mail? Adoro seus comentários mas é tão difícil eu acompanhar um blog sem ser por feed de e-mail =/.
Estou montando minha listinha agora por sua causa rsss, já tem cia para o ano que vem =D.

Beijocas

Michelle disse...

Andrea, Denise e Tati,
Legal saber que teremos novas participantes. Ainda vamos conversar muito durante o desafio =)

Raíssa,
Não é fácil, mas acho que vale tentar (ou pelo menos montar uma lista para ter uma ideia das próximas leituras)

Vivi,
Eu tive problemas com o Feed e acabei deixando de lado, mas acho que agora corrigi. Pode assinar! :D

Cartaz Amarelo disse...

Oi Michelle querida!
To pensando seriamente em participar esse ano, comecei a montar a lista e tudo. Acho que agora vai!!!
Peguei umas ideias suas, como o viagem do elefante!

Bjaum e boa semana

Hannah disse...

Muito boa a sua lista, Mi.
Quero saber depois o que vc achou de This Is a Call.

Quero muito ler Hemingway, mas não sei se encaro, heheheh :)

Bjs

Michelle disse...

Oi, Cah!
Eeeeee! Participe sim. Quero ver sua lista depois.

Hannah,
Depois que publiquei a lista, descobri que um LV grandinho vai chegar para mim em janeiro, então provavelmente vou acabar lendo só 1 das biografias. Quanto ao Hemingway, queria ler faz tempo e, depois do filme do Allen, virou questão de honra! rs

Mayllee-Chan disse...

Pois então! Também estou feliz por estar de volta!^_^ "Não tá morto quem peleia!"

Realmente, acho que temos dois livros em comum somente... é claro, as listas mudam durante o ano, pelo menos a minha muda!^_^ E também tem dois livros da sua lista que li no desafio do ano passado: Julie e Julia e Cotoco.

Bom ano literário pra nós! Nos vemos na Charlie's Booklist!^_~

Unknown disse...

oi querida, passei só para dar uma olhadinha no teu blog e conferir tua resenha de janeiro e aproveitar encontrar mais ideias para minha lista, ainda estou montando-a. A minha resenha ja está pronto pode ir lá e conferir. bjuss
http://marciamsp.blogspot.com.br/

Michelle disse...

Bom ano literário para nós, Mayllee!

Já fez a resenha de janeiro, Marcinha? Eita povo rápido! Vou lá espiar.
Bjo