sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

E o tema é . . . Filmes de Natal


Apesar de não ser fã de natal nem ter muito espírito natalino, tem uma coisa que adoro nessa época: Filmes de Natal. Mas não pode ser qualquer filme... Aqui estão meus 5 clássicos de natal preferidos.

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) [Estados Unidos]
A Sinopse:
O magrelo Jack Esqueleto vive na Cidade do Halloween e é o responsável por organizar os preparativos dessa comemoração. Cansado de fazer sempre a mesma coisa, Jack pensava em inovações em suas andanças pela floresta encantada quando se depara com um portal para a Cidade do Natal. Encantado com o que vê, mas sem entender realmente o espírito natalino, ele retorna a sua cidade de origem decidido a implementar mudanças para deixar o Halloween mais interessante. Para tanto, ele precisa tomar uma atitude arriscada: sequestrar o Papai Noel.

Por que faz parte dos meus preferidos?
Ahhhh... Porque é uma animação maravilhosa em que Tim Burton está envolvido. O visual é único e as canções são inesquecíveis. Como não gostar do “Papai Cruel”? Um clássico que assisto todos os anos.

Gremlins (Gremlins, 1984) [Estados Unidos]
A Sinopse:
É natal e Rand Peltzer (Hoyt Axton) tenta achar o presente perfeito para seu filho, Billy (Zach Galligan). Em uma lojinha de Chinatown, Rand finalmente encontra o mimo inusitado: um Mogwai, uma criaturinha fofa e peluda que deve ser cuidado de acordo com 3 regras cruciais: 1 – Nunca molhe um Mogway; 2- Mantenha o bichinho longe de luzes fortes (especialmente do sol, que pode matá-lo); e 3 - Nunca, jamais, em hipótese alguma alimente a criatura após a meia-noite. Se as regras forem quebradas, os Mogways se transformam em monstros sinistros que se multiplicam vertiginosamente e atacam sem piedade. Como era de se esperar, é exatamente isso que acontece no filme.
Por que faz parte dos meus preferidos?
Porque é um filme de terror, mas também é engraçado. Quem foi criança nos anos 80/90 e nunca assistiu aos Gremlins no SBT que atire a primeira pedra. Lembranças de um tempo em que a classificação indicativa era mais liberal e o politicamente correto não existia.

A Rena do Nariz Vermelho (Rudolph, the Red-Nosed Reindeer, 1964) ]Estados Unidos] [Japão]
A Sinopse:
Rodolfo é uma rena cujo sonho é puxar o trenó de natal do Papai Noel. Por ter o nariz vermelho e ser diferente das outras renas, ele é constantemente zoado pelos amiguinhos. Magoado, ele foge para o Pólo Norte, onde faz amizades. No entanto, quando Zoey, a única amiga que tinha, é sequestrada pela Rainha Gélida, ele retorna para salvá-la com a ajuda de seus novos amigos. Enquanto isso, o natal corre risco de ser cancelado, já que uma forte nevasca se aproxima e Papai Noel teme não conseguir voar por causa do mau tempo. Surge então a grande chance de Rodolfo de ter seu “talento” reconhecido.
Por que faz parte dos meus preferidos?
Porque fez parte do meu natal por muitos anos nas décadas de 80/90. Provavelmente foi uma das primeiras animações em stop-motion que vi na vida e terá sempre um lugar no meu coração. Toda vez que vejo a imagem da rena eu lembro da musiquinha final “...e a Rena do Nariz Vermelho nunca mais ficou sozinha!” (e também lembro do meu professor de pronúncia da faculdade que adorava cantar Rudolph, the Red-Nosed Reindeer, mas isso já entra na categoria de bizarrices). Pena que o SBT não exibe mais esse filme.
(Parênteses: Como assim existe um Banco Imobiliário da Rena do Nariz Vermelho e eu não sabia?)

Férias Frustradas de Natal (National Lampoon’s Christmas Vacation, 1989) [Canadá]
A Sinopse:
Este é o terceiro filme da série “Férias Frustradas”. Desta vez, o patriarca Clark Griswold (Chevy Chase) promete a sua família um natal com tudo o que a data pede: muitos presentes, uma decoração de natal de causar inveja aos vizinhos, ceia farta e, principalmente, a companhia dos entes queridos. Lógico que as coisas não saem como previsto e o resultado é muita confusão e cenas divertidas.
Por que faz parte dos meus preferidos?
Não tem muito o que explicar: Chevy Chase em Férias Frustradas. Assistir a uma comédia que conte com a presença marcante de Chevy é garantia de boas risadas. Eu gosto da série toda, mas este é o melhor, na minha opinião. Como não se identificar com a reunião familiar de fim de ano que sempre tem um parente sem noção, um primo chato, uma tia intrometida...

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990) [Estados Unidos]
A Sinopse:
Kevin McCalister (Macauley Culkin) é um garoto de 8 anos que sofre por fazer parte de uma família grande e barulhenta. Em meio aos preparativos turbulentos para a viagem de natal da família, Kevin é acidentalmente esquecido em casa. O que a princípio parece ser um presente dos céus, logo se transforma em solidão e problemas, pois Kevin tem que dar conta sozinho das tarefas domésticas e ainda enfrentar uma dupla de ladrões que pretende invadir seu lar.
Por que faz parte dos meus favoritos?
Ator-mirim presente em 8 de 10 filmes produzidos na década de 90, Macauley está no auge aqui. As armadilhas que ele monta em casa para se defender dos bandidos bocós são incríveis. Uma ótima comédia natalina que prega o valor da família.

E vocês, curtem filmes de natal? Quais os seus prediletos?

7 comentários:

O Neto do Herculano disse...

Sempre fico mais triste
durante o natal.

Anônimo disse...

Passei TODOS os Natais da minha infância vendo reprises da rena do nariz vermelho...!

Gabi Orlandin disse...

Eu adoro o clima de Natal, então tudo o que envolva a data me fascina! Já assisti O Estranho Mundo de Jack e é lindo! Não é um dos melhores pra mim, mas gosto.

Vou atirar a primeira pedra! Acho que sou a única pessoa do planeta que nunca viu esses Gremlins! Sério =x

Hehehe, só de lembrar do Kevin de Esqueceram de mim eu começo a rir.

Eu ainda colocaria o Grinch ali na lista porque todo santo ano passa esse filme na TV, e seu sempre vejo, ahaha!

Beijo!

Anônimo disse...

"Grimilins" reprisou não faz muito tempo no SBT, e eu assisti pela 1245542185 vez. haha ^^

"Esqueceram de mim" é muito engraçado. E eu gosto de rever tbm. Lemvro de Kevin e suas idéias mirabolantes.

Outro filme que passa muito nessa época e que quando dá vontade eu vejo é "Milagre na Rua 34".

Bjs ;)

Michelle disse...

Herculano,
Eu não fico triste nem empolgada, só irritada com a correria das pessoas. Fico torcendo para a data passar logo.

Júlia,
A rena do nariz vermelho é muito legal! Por que será que o SBT não passa mais esse filme?

Gabi,
Como assim nunca viu Gremlins? Um clássico!...rs O segundo da série é muito divertido também. O Grinch eu só vi 1 vez. Já era "grandinha" quando começaram a passar esse filme, então não marcou.

Ana,
Sério que perdi a reprise de Gremlins? =( É verdade... Milagre na rua 34 também é clássico, embora não seja um dos meus preferidos.

Anônimo disse...

Dos que você citou, o único que eu nunca vi é o da Rena do Nariz Vermelho"! :( Férias Frustradas eu lembro muito pouco, acho que nunca assisti decentemente pra ser sincera... Tenho mais lembranças do "Férias Frustradas em Las Vegas" (acho, se eu tbm já não tô confundindo com todos os filmes que vi depois... XD)

Gremlins!!!<3 Mil corações~~~ Realmente, podia voltar a passar Gremlins, Elvira, todos esses filmes bizarros que na época a gente via em looping! XD

Não sei, sempre assisto filmes de natal, mas nenhum deles me marcam muito... Pra falar a verdade, trocaria todos eles (menos Gremlins) e os religiosos por uma maratona de "Mudança de Hábito" XD

bjs bjs!

Michelle disse...

Raíssa,
Como assim você nunca viu "A rena do nariz vermelho"? Essencial! Acho que muita gente da nova geração desconhece essa pérola. Pena.
Nossa... Elvira! Boa lembrança.
Eu só lembro do 1o Mudança de hábito. Foi uma febre quando lançaram, né?