sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E o tema é . . . Filmes Apocalípticos


E aí, preparados para o fim do mundo?
Para entrar no clima, separei 5 filmes que mostram o apocalipse detonado por 5 coisas diferentes. Vamos lá!

1- Apocalipse causado por colisão com outro corpo celeste.
Melancolia (Melancholia) [Dinamarca]
As irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg), há muito afastadas, se reúnem no casamento de Justine. Entretanto, a depressão de Justine começa a dominá-la, transformando a celebração em um desastre. Para piorar, uma catástrofe se aproxima: a colisão da Terra com outro planeta. A notícia do fim do mundo tem efeitos diferentes sobre as irmãs: Justine está conformada e tenta viver seus últimos momentos com serenidade; Claire, por outro lado, entra em desespero e se recusa a aceitar o trágico desfecho. O apocalipse mais bonito que já vi!

2- Apocalipse causado por epidemia.
Extermínio (28 Days Later) [Inglaterra]
Um grupo de proteção animal invade um laboratório e liberta vários chimpanzés. O problema é que os cobaias eram portadores de um vírus altamente contagioso e letal que mata os infectados imediatamente e os faz reviver como zumbis. Recém-saído do coma, Jim (Cillian Murphy) vaga pela Londres arruinada até encontrar os mortos-vivos e ser salvo por Mark (Noah Huntley) e Selena (Naomi Harris), alguns dos raros sobreviventes. Eles captam uma mensagem pelo rádio sobre um acampamento militar em outra cidade inglesa e, juntos, iniciam a viagem em busca de ajuda, encontrando novos sobreviventes e enfrentando hordas de zumbis pelo caminho. Ao contrário do que se pensa, o maior perigo que os sobreviventes enfrentam não são os mortos-vivos, e sim a maldade humana. Um ótimo exemplo de que é possível fazer um bom filme sem orçamento exorbitante e baciadas de efeitos especiais!

3- Apocalipse causado por máquinas.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day) [Canadá]
Embora a parte 1 da saga também seja válida, sua continuação é a melhor representação do domínio das máquinas. John Connor (Edward Furlong), o líder da resistência humana e única pessoa capaz de salvar o futuro, é um adolescente rebelde e ressentido por ter sido criado por uma família adotiva. Sua mãe biológica, Sarah (Linda Hamilton), foi trancafiada em um manicômio por ter alardeado o fim do mundo anos antes. Como se percebe logo, ela não estava tão louca assim. Ciborgues assassinos voltam no tempo para eliminar John Connor e impedir que ele salve a humanidade. Como “Joãozinho” é realmente muito esperto, mandou de volta também o T-800 (Arnold Schwarzenegger), cuja missão era matá-lo no primeiro filme, mas foi reprogramado pelo próprio John e agora é seu protetor. Muita perseguição, tiros e efeitos especiais neste clássico apocalíptico para fã de ficção científica nenhum botar defeito!

4- Apocalipse causado pela natureza.
O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow) [Alemanha]
Jack Hall (Dennis Quaid) é um climatologista que, durante suas expedições à Antártida, percebe que as previsões de alterações climáticas drásticas feitas para uma centena de anos estão prestes a se realizar e dá o alerta, mas, obviamente, ninguém acredita nele. Em pouco tempo, nevascas fortíssimas cobrem algumas regiões do globo terrestre, enquanto outras partes ficam submersas. O caos se instala, pessoas correm desorientadas, enfim... o básico. Jack, no entanto, vai na contramão do fluxo e ruma para Nova York, local para onde seu filho, Sam (Jake Gyllenhaal), havia viajado a fim de participar de uma competição escolar. Isolados na Biblioteca Pública de Nova York, Sam e outros sobreviventes queimam livros para se manterem aquecidos enquanto esperam um resgate/milagre. A história é manjada, mas os efeitos especiais são muito bacanas, e o fato de as pessoas se refugiarem na biblioteca é um atrativo a mais. Sem contar que este é o tipo de apocalipse mais provável, né? (Pelo menos, eu acho).

5- Apocalipse causado por extraterrestres.
Independence Day (Independence Day) [Alemanha]
Os sistemas de comunicação do mundo todo sofrem uma estranha interferência. Pouco depois, gigantescos objetos surgem no céu de várias cidades. Logo ficamos sabendo que os estranhos objetos são naves espaciais. Diversas tentativas de comunicação com os extraterrestres são feitas, todas malsucedidas. Descobre-se que os alienígenas usam os satélites em órbita para se comunicar e que o posicionamento das naves não é aleatório: a destruição em massa das principais cidades do planeta está sendo planejada. Tentativas de ataque aos invasores são frustradas. O exército norte-americano consegue capturar um dos alienígenas e os cientistas descobrem como desativar o escudo protetor das naves. No dia 4 de julho (convenientemente o Dia da Independência dos Estados Unidos), os países unem seu poderio bélico para um ataque nuclear aos inimigos. O blábláblá patriota norte-americano é um saco, mas os efeitos especiais são muito bons e, entre as ofensivas alienígenas para destruir a Terra, essa é minha favorita.

Muitos outros filmes apocalípticos mereciam estar na lista, mas escolhi só 1 para cada causa de destruição. Vou deixar os outros para os próximos apocalipses...

10 comentários:

Karla disse...

Lars Von Trier é um dos meus diretores favoritos. Nessa hora eu sempre me pergunto o que eu devo ter na cabeça pra gostar tanto do trabalho desse homem, não posso ser normal...rs
Mas não assisti o Melancolia. Boa pedida, já que o mundo vai acabar vou aproveitar e assistir hoje mesmo...rs
beijos!

Michelle disse...

Hahaha... eu também não devo ser normal, porque adoro os trabalhos do cara. Corre e assiste então!
bjo

Jacqueline Braga disse...

exterminio me deu medo. Eu assisti ao primeiro filme (não sei se a continuação é o mesmo enredo, ou se é tão assustadora como o primeiro) faz um tempinho, e fiquei impressionada rs e olha que não me impressiono fácil com essas coisas. Ótimas indicações.
bjos

Michelle disse...

Oi, Jacque.
O primeiro é impressionante mesmo. Mas o segundo é bem ruinzinho. Sabe como é, o primeiro fez sucesso, conseguiram mais $ para a continuação, botaram efeitos especiais... e esqueceram de elaborar a história.
bjo

O Neto do Herculano disse...

Nessa tema a lista seria imensa: 12 Macacos, Dr. Fantástico, Planeta dos Macacos... E por que não Wall-E?

Anônimo disse...

Hmm, fiquei mais interessada pra assistir Melancolia agora... Fiquei com um pouquinho de medo depois de ver Anti-Cristo (que não gostei). :/

E Terminator 2, claro, meu preferido! XD~

bjs!

Vivi disse...

Não sabia que Melancolia tratava do apocalipse. Fiquei curiosa ainda mais pq adoro a atriz principal.
Adorei a dica.

Beijocas

Michelle disse...

Herculano,
Pois é... foi muito difícil escolher só 5. Até pensei em Os 12 macacos e Wall-E, mas acabaram ficando para a próxima previsão de fim de mundo.

Raíssa,
Eu gosto dos filmes do Von Trier, mas nem me arrisquei a assistir Anticristo. Vi só o trailer e li uns comentários e desencanei. Acho que vou ficar com raiva se assistir. Mas Melancolia vale muito a pena!

Vivi,
Também gosto dos trabalhos da Kirsten Dunst. Acho que você vai curtir o filme.

Luara Cardoso disse...

Oi Michelle!
Esse Melancolia me parece ser uma boa pedida, viu? Até porque é o único da lista que eu ainda não vi. :)
Tudo bem que o mundo não acabou, mas ok, quem liga? É sempre bom sonhar um pouquinho com isso. :P

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Michelle disse...

Oi, Luara!
Eu confesso: adoro filmes apocalípticos e de desastres em geral. Se joga no Melancolia!
Beijo