sábado, 22 de março de 2014

Filme: Não Conte a Ninguém


Alex (François Cluzet) e Margot (Marie-Josée Croze) eram apaixonados um pelo outro desde a infância. Todos os anos, eles cumpriam um ritual de voltar à árvore em que gravavam os anos do romance. Numa dessas comemorações, eles vão até a casa do lago, mas, enquanto curtiam a paisagem, Margot é surpreendida por uma dupla de estranhos. Em desespero, Alex tenta ajudar, mas também é atacado e perde a consciência. Ao acordar no hospital, Alex recebe a triste notícia de que a esposa havia falecido.

[Corta para 8 anos depois...]

Alex e Hélène e a mensagem misteriosa

Alex segue com sua vida solitária, dividindo seus dias entre o trabalho na ala de pediatria e os passeios noturnos com seu cão. Afastado dos amigos e da família, o contato mais próximo que ele mantém é a cunhada, Hélène (Kristin Scott Thomas), além de realizar anualmente uma visita aos ex-sogros para reavivar a dolorosa lembrança de Margot. Um dia, durante a escavação de um terreno próximo à propriedade do lago para passagem de tubulação, dois corpos são encontrados, e a investigação da morte de Margot é reaberta, tendo Alex como principal suspeito. Para piorar, ele recebe um misterioso e-mail que, em determinada data e hora, libera um vídeo no qual uma mulher muito parecida com Margot é filmada andando pela rua. Junto, a mensagem: 'Não Conte a Ninguém'.

Run, Alex, run!

Sim, o título do filme não é apenas coincidência: a história é baseada no livro de mesmo nome escrito por Harlan Coben. Eu até havia separado esse livro para ler para o desafio, mas não ia dar tempo, então botei de volta na estante. Como, pelo jeito, ainda vou demorar até conseguir ter meu primeiro encontro com o famoso autor de suspenses, decidi assistir à adaptação, principalmente depois de ver que François Cluzet estava no elenco (adorei o trabalho do ator em ‘Intocáveis’).

Amor inocente...

O filme começa todo romântico, com um jantar em família, seguido pela viagem do casal de pombinhos e por flashbacks que mostram a ligação entre Alex e Margot desde crianças. O ataque acontece nos 10-15 minutos iniciais e então acompanhamos a reabertura do caso, a fuga alucinada de Alex ao descobrir que a polícia pretendia prendê-lo e seus esforços para desvendar o mistério do e-mail - Margot estaria viva?

...que dura a vida toda

Como aliados, apenas a cunhada e Bruno (Gilles Lellouche), pai barra-pesada de um garotinho hemofílico tratado por Alex e que se sente em dívida com o médico e decide ajudar. Confesso que a motivação de Bruno para se envolver na confusão me parece despropositada, mas enfim...

Bruno resolve dar uma força

No decorrer da história ainda aparecem uns caras maus atrás de Alex (o que será que eles queriam?), o protagonista conhece fatos obscuros do passado da esposa e enfrenta animosidade por parte do sogro. Para a sorte do pediatra, um dos investigadores não estava convencido da culpa de Alex e decide cavar mais fundo atrás de respostas.

Investigador gente boa

No geral, achei um filme mediano. A trilha sonora é bacana (toda americanizada) e a trama é bem ágil, mas o tom rocambolesco da história não me convenceu. Segundo comentários que li no Filmow, é uma adaptação bem fiel ao livro. Não sei se fico feliz ou triste em saber disso.

Suspense de ação razoável. Dá para matar umas horas, mas não é memorável.


Trailer legendado:

Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

Um comentário:

mm amarelo disse...

Michelle, primeiramente, adorei todas as legendas das fotos, sério, ficou muito engraçado ;)

Poxa, juro que me deu vontade de ver o filme...ando embarcando nessa da Denise de romances polícias e existem momentos na vida que algo despretensioso é tudo o que preciso.

beijo grande,
Maira